RodmanPT. Get yours at bighugelabs.com/flickr

12/15/2005

Que bom início de semana para Portugal !

Parece que este início de semana tem tido algumas boas notícias para Portugal, senão vejamos :
  • Atletismo: Dwain Chambers poderá perder título para Francis Obikwelu - O velocista britânico Dwain Chambers está prestes a concluir uma suspensão de dois anos por doping, e numa entrevista à BBC, o co-recordista europeu dos 100m admitiu que foi em 2002 que começou a usar dopantes fornecidos pela BALCO. Confissão que poderá custar-lhe o título europeu conquistado nesse ano, em favor do português Francis Obikwelu, segundo classificado na competição realizada em Munique.
    “Haverá uma investigação. Um atleta que admita ter tomado substâncias proibidas pode, durante os oito anos seguintes ao momento em que se dopou, ver os seus resultados anulados”, afirmou à televisão britânica Istva Gyulai, secretário-geral da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). “Se for considerada uma admissão, todos os resultados terão de ser anulados a partir do momento em que ele diz ter começado a dopar-se”, vincou Gyulai.Os precedentes dão más indicações para Chambers. Depois de ter registado um teste positivo nos Jogos Olímpicos de Seul, o canadiano Ben Johnson confessou que já se dopava anteriormente e perdeu o recorde mundial dos 100m, obtido em 1987. O britânico David Millar também deixou de ser campeão mundial do contra-relógio depois de ter admitido que era um dos ciclistas da Cofidis que usava eritropoietina. A revisão dos resultados de Chambers beneficiaria Obikwelu e o palmarés da Federação Portuguesa de Atletismo, que espera com serenidade a conclusão do caso. Jorge Salcedo, secretário-geral do organismo federativo, vincou entretanto, em declarações à Lusa, que o britânico só será desapossado da medalha de ouro se admitir que sabia que consumir tetrahidrogestrinona (THG) era ilegal.

  • Co-piloto absolvido, três passageiras condenadas - O tribunal de Macuto condenou a nove anos de prisão três portuguesas acusadas de tráfico de droga e considerou inocente o co-piloto do avião onde as autoridades encontraram 400 quilos de cocaína em Outubro de 2004
  • O Comité Executivo da UEFA atribuiu a Portugal a organização do Campeonato da Europa sub-21, a disputar entre 25 de Maio e 6 de Junho.
    Portugal e Itália eram os únicos países candidatos à organização. A UEFA esteve em Portugal na semana passada, em visita técnica, e exigiu que a candidatura portuguesa acrescentasse um estádio aos cinco inicialmente oferecidos. Assim, além de Águeda, Aveiro, Barcelos, Braga e Guimarães, também o Bessa poderá receber partidas do Euro sub-21.
    No próximo dia 19, os responsáveis da UEFA vão estar em Portugal para mais uma inspecção às infra-estruturas portuguesas.
    Gilberto Madail, presidente federativo, foi o primeiro português a saber, uma vez que faz parte do Comité Executivo da UEFA

Sem comentários: