RodmanPT. Get yours at bighugelabs.com/flickr

1/24/2007

And the Oscar goes to...

"Dreamgirls ", um musical inspirado no grupo Supremes, com estreia prevista em Portugal no dia 1 de Março, liderou as nomeações para os Oscars, na disputa por oito troféus, apesar de ter ficado de fora das principais categorias, como melhor filme e melhor realizador.
As indicações mais importantes para "Dreamgirls", curiosamente, surgiram nas categorias de melhores actores secundários Eddie Murphy e Jennifer Hudson."Babel", que explora diferenças culturais, conseguiu sete indicações, seguido pelo filme falado em espanhol «El laberinto del fauno» e pelo drama da família real "A rainha", cada um com seis nomeações."Entre inimigos", thriller sobre gangsters, e "Diamante de sangue", que se passa em África, disputarão cinco categorias cada.Sem grandes novidades em relação aos vencedores dos Globos de Ouro, a lista dos nomeados coloca frente a frente Clint Eastwood («Cartas de Iwo Jima»), Martin Scorsese («Entre inimigos»), Stephen Frears («A rainha») e Alejandro Gonzalez Iñárritu ("Babel") na corrida para melhor realizador.
A surpresa nesta categoria é a nomeação de Paul Greengrass pelo filme «Voo 93», que recupera o drama dos atentados de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos."Uma família à beira de um ataque de nervos», do casal Jonathan Dayton e Valerie Faris, constituiu a grande supresa na lista dos nomeados para melhor filme. Concorre com quatro candidatos esperados «Babel», «Entre inimigos», «Cartas de Iwo Jima» e «A rainha».
Para o Oscar de melhor actor foram indicados Leonardo DiCaprio (por "Diamante de sangue"), Ryan Gosling ("Half Nelson"), Peter O'Toole ("Venus"), Will Smith ("Em busca da felicidade ") e Forest Whitaker ("The Last King of Scotland"), que com este desempenho ganhou o Globo de Ouro.
Na categoria de melhor actriz, a Academia nomeou pela primeira vez uma espanhola, Penélope Cruz, pela interpretação de Raimunda no filme «Volver», de Pedro Almodóvar, que enfrenta as britânicas Judi Dench ("Notes on a Scandal "), Helen Mirren ("A rainha") e Kate Winslet ("Pecados íntimos"), e Meryl Streep, a única norte-americana nesta lista ("O Diabo veste Prada").
Na categoria Oscar para melhor filme estrangeiro, foram escolhidos a película mexicana «El laberinto del fauno», o canadiano "Water", o dinamarquês "After the Wedding", o franco-argelino "Days of Glory" e o alemão "The Lives of Others". Aqui será de destacar a ausência de "Volver", de Pedro Almodóvar, realizador que já foi distinguido pela Academia de Hollywood.
Na categoria de melhor filme de animação estão nomeados «Cars», «Happy Feet» e «Monster House». De registar, ainda, que o ex- -vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, está na lista dos candidatos a melhor documentário pelo filme ecologista "An inconvenient truth". Os seus concorrentes na categoria serão "Deliver us from evil","Irake in fragments", "Jesus Camp" e "My country, my country". O filme de Al Gore aborda as graves consequências do aquecimento global, a progressiva desertificação e a redução dos recursos naturais básicos. Inclui também críticas à gestão do meio ambiente do actual presidente dos EUA, George W. Bush, e à manipulação dos relatórios por cientistas.
A 79.ª cerimónia dos Oscars da Academia acontecerá no dia 25 de Fevereiro, em Hollywood, e será apresentada pela comediante Ellen Degeneres .
Melhor filme
"Babel", "Entre inimigos", "Cartas de Iwo Jimma" ,"A rainha" e "Uma família à beira de um ataque de nervos".
Melhor realizador
Martin Scorsese, Alejandro Iñárritu, Clint Eastwood, Stephen Frears e Paul Greengrass.
Melhor actriz
Penélope Cruz, Judy Dench, Helen Mirren, Meryl Streep e Kate Winslet.
Melhor actor
Leonardo Di Caprio, Peter O'Toole, Will Smith, Forest Whitaker.
Melhor actriz secundária
Adriana Barraza, Cate Blanchett, Abigail Breslin, Jennifer Hudson e Rinko Kikucki.
Melhor actor secundário
Alan Arkin, Jackie Earle Haley, Djimon Hounsou, Eddie Murphy e Mark Wahlberg.
Melhor fotografia
«A dália negra», «O ilusionista», «Os filhos do homem», «O terceiro passo» ou «El laberinto del fauno».
Melhor filme estrangeiro
«El laberinto del fauno» (México) «After The Wedding» (Dinamarca), «Indigenes» (Argélia), «Water» (Canadá) e «The Lives of Others» (Alemanha).

Sem comentários: