Portugueses inventam gravador de TV inteligente
A caixa que mudou o mundo vai sofrer a maior revolução desde o seu surgimento, quando os telespectadores assumirem o controlo da sua programação.
Ver televisão dentro de alguns anos será uma experiência personalizada, em que o consumidor decide quando e como pretende assistir aos seus programas favoritos, noticia o «Diário Económico». Os canais de TV poderão estudar os interesses dos seus assinantes e perceber que conteúdos devem oferecer, deixando para trás a ideia de consumo para uma massa anónima.
Tudo isto será possível com um nPVR, um gravador de TV inteligente digital que obedece aos critérios de selecção dos consumidores e disponibiliza uma grelha de conteúdos personalizada, que deverá modificar radicalmente os hábitos de consumo de televisão e o próprio modelo publicitário instituído na «caixa mágica».
A tecnologia foi desenvolvida ao longo dos últimos dez meses pela PT Inovação e o INESC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores) e consiste num sistema virtual de personalização dos conteúdos num contexto de rede. O sistema, que vai ser apresentado à Portugal Telecom no próximo dia 1 de Março, no Workshop do Plano de Inovação 2006, foi financiado integralmente pela PT Inovação. O montante de investimento terá sido apenas de várias dezenas de milhares de euros, mas irá mudar os hábitos de uma indústria de muitos milhões de euros.
Ver televisão dentro de alguns anos será uma experiência personalizada, em que o consumidor decide quando e como pretende assistir aos seus programas favoritos, noticia o «Diário Económico». Os canais de TV poderão estudar os interesses dos seus assinantes e perceber que conteúdos devem oferecer, deixando para trás a ideia de consumo para uma massa anónima.
Tudo isto será possível com um nPVR, um gravador de TV inteligente digital que obedece aos critérios de selecção dos consumidores e disponibiliza uma grelha de conteúdos personalizada, que deverá modificar radicalmente os hábitos de consumo de televisão e o próprio modelo publicitário instituído na «caixa mágica».
A tecnologia foi desenvolvida ao longo dos últimos dez meses pela PT Inovação e o INESC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores) e consiste num sistema virtual de personalização dos conteúdos num contexto de rede. O sistema, que vai ser apresentado à Portugal Telecom no próximo dia 1 de Março, no Workshop do Plano de Inovação 2006, foi financiado integralmente pela PT Inovação. O montante de investimento terá sido apenas de várias dezenas de milhares de euros, mas irá mudar os hábitos de uma indústria de muitos milhões de euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário