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1/26/2007

Empresas Portuguesas criam aplicações para o Vista

O Windows Vista e o Office 2007 vão estar disponíveis em 500 pontos de venda já no dia 30, anunciou ontem a Microsoft Portugal. Paralelamente, os 25 parceiros portugueses da Microsoft já se preparam para lançar, ainda este ano, mais de cem aplicações compatíveis com o novo sistema operativo.
A versão inglesa do Vista vai ser a única disponível no dia D, mas a portuguesa deve chegar ao mercado dentro de semanas, juntamente com a versão Home Basic do Vista. O resultado do maior investimento de sempre da Microsoft chega aos mercados mundiais em simultâneo, apesar dos sucessivos atrasos no lançamento. Em Portugal, os pacotes vão ser comercializados a partir da meia--noite de dia 30 em alguns pontos de venda, anunciou Carlos Lacerda, director da Microsoft Portugal.
Em conjunto com a Microsoft trabalharam parceiros nacionais e internacionais para apresentarem computadores já equipados com o Vista no próximo dia 30, entre os quais se destacam a Toshiba, LG, HP, JP Sá Couto, HighScreen, entre outros. Em relação a software e aplicações, os parceiros portugueses mostraram um considerável esforço de mobilização. "A resposta dos parceiros tem sido excepcional. Temos 25 parceiros a desenvolver mais de uma centena de aplicações para correr no Windows Vista", refere Carlos Lacerda.
Ao DN, disse que já há aplicações concluídas na área do turismo e do imobiliário. "Vão surgir mais de cem aplicações, quase todas no segmento profissional, nas áreas de contabilidade, CRM e gestão, entre outras", avança."A gama vai ter duas versões disponíveis para o grande consumo e profissionais liberais", afirmou. O Windows Vista será vendido nas versões Premium e Vista Ultimate e o Office terá a versão Ultimate (mais completa) e a Casa e Estudante.
Os preços de actualização, bem mais acessíveis do que os pacotes integrais, já foram estabelecidos: O Vista Home Premium vai custar 269,9 euros e a versão Ultimate vai rondar os 440 euros. O pacote de produtividade Office 2007, que custará 189,9 euros para o consumidor caseiro e o estudante, vai implicar o gasto de 850 euros na versão Ultimate, anunciou o maior fabricante mundial de software. Quem optar pelo pacote integral, já sabe que o gasto ainda é mais significativo. O Vista Premium custa 399 euros e o Ultimate 439 euros. O Office Casa e Estudante tem um único preço, mas a versão completa vai implicar um gasto de mil euros.
Grandes e pequenos retalhistas não vão ter a versão mais simples do Vista, mas Carlos Lacerda garante que vai chegar em Fevereiro, juntamente com a versão em português. A versão básica não será tão atractiva para "os entusiastas, que vão procurar mais a versão Home Premium, com a componente multimédia, ou a Ultimate". "Estamos a apostar mais no Home Premium, no caso do Vista, e na versão Casa e Estudante do Office, que devem absorver 90% das vendas totais e sobretudo através de actualizações". As expectativas de venda são de "milhares", havendo já "600 mil máquinas preparadas para receber o Vista". Depois das 250 mil versões beta no mercado (Office e Vista), Carlos Lacerda acredita que nos próximos seis meses a reacção será "óptima".

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